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quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Prefeito de Madri Planeja construir mais 274 km de ciclovias

Enquanto por aqui a gente sofre com obras de duplicação de avenidas, ruas que estão ficando mais largas (e mais congestionadas) que quarteirões da casas, na espanha o prefeito de Madri realizou um estudo e baseado nesse estudo (que faz muito sentido) e resolveu construir mais kilometragem de ciclovias do que muita cidade tem de ruas pavimentadas ...

Em uma tradução livre da matéria publicada no www.bikezona.com

O prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, apresentou um Diretor de Mobilidade Ciclista, que planeja construir em Madri mais 274 kilometros de ciclovias reservadas. Em 2016 chegaria ao total de 457 km de ciclovias em toda cidade, incuindo o centro, para fazer da bicicleta um meio de transporte autêntico. Haverá uma ciclovia até em "La Castellana" (a principal Avenida que cruza a cidade)

A junta, explicou Ruiz-Gallardón em uma coletiva de imprensa, estudou a fundo as práticas de mobilidade dos madrilenhos e descobriu que 40% dos deslocamentos de carro no interior do município têm menos que 5 km, distância considerada ideal para se ser percorrida de bicicleta

Também foi calculado que de bicicletas pode-se alcançar uma velocidade média de 12 km/h, que é cerca de 33% maior que dos automóveis no interior do primeiro cinturão (9 km/h), igual ao ônibus (14 km/h) e ligeiramente inferior ao metro (que em uma das linhas temuma velocidade de 16 km/h). Para converter a bicicleta em um meio de transporte, o plano propõe "adequar a cidade" mediante a construção de uma rede ciclista "funcional e segura" crescendo na proporção de 30 kilômetros de ciclovias por ano, e a aprovação de uma nova lei

O plano Diretor parte de um diagnóstico dos elementos que condicionam a mobilidade ciclista em Madri e coloca relevância em uma excessiva dependência dos veículos motorizados. Mesmo assim confirma que a rede viária responde em seu projeto nas necessidades de tráfego de carros, o que gera uma notável sensação de insegurança nos ciclistas e incide significativamente na baixa utilização da bicicleta

O estudo detalha, além disso, os fatores condicionantes distintos da mobilidade ciclista, como as inclinações das principais ruas que só são significativas em uma parte da cidade, as barreiras existentes e o clima

Fonte : bikezona.com (em espanhol)

Seria ótimo termos iniciativas desse tipo por aqui, onde se fizermos o mesmo estudo com muita certeza chegaríamos em resultados parecidos, o que viabilizaria a adoção da bicicleta como meio de transporte, reduzindo significativamente os congestionamentos, poluição, efeito-estufa e até Buracos na Marginal Pinheiros, isso sem falar no quanto o INSS economizaria com tratos com a saúde dos contribuintes, que deve aumentar consideravelmente com umas pedaladas de 10 km por dia.

Uma pena que essa não é a visão nem a intençao dos governos por aqui, que incentivam cada vez mais o uso de carros, que diminuem impostos sobre veículos automotores e não incentivam a saúde da população, afinal de contas temos vampiros pra sustentar ...

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